Laminação de Impressão a Toner, de Impressão Digital


Laminação de Impressão a Toner

O processo de impressão à base de toner utiliza partículas sólidas para compor as ima-gens, e o processo de fixação ou ancoragem destas partículas sobre o substrato é feito através de um mecanismo chamado Fusão.

Depois da imagem já formada sobre o substrato dentro da impressora, este mecanismo que fica na saída e é conhecido como fusor, funde as partículas de toner através da ele-vação da temperatura e em seguida as pressiona contra o substrato através de uma ca-landra a fim de realizar a secagem no processo.

Para evitar que as partículas de toner fiquem retidas, ou grudadas na calandra, alguns fabricantes de impressoras lubrificam as partículas de toner com componentes graxos, como óleos ou silicone, e em alguns casos a aplicação deste silicone é feita mesmo após a fusão para dar um aspecto brilhante na impressão. Com este detalhe, os componentes graxos utilizados neste processo de impressão que são desmoldantes naturais repelem ou dificultam a possibilidade de cobertura de qualquer tipo de acabamento gráfico.

Nos casos de termo laminação sobre impressão a toner a situação é exatamente esta, para agredir o termo adesivo que se encontra em estado sólido a calandra de uma termo laminadora aquece o filme a uma temperatura aproximada de 120º C, com isto, as partí-culas de toner que se encontram na superfície do impresso tornam a se fundir, podendo provocar estragos ou borrões na impressão.

Isto pode ocorrer porque mesmo após o processo de fusão feito pelas impressoras, o impresso sai com uma camada espessa de toner que fica na superfície do substrato.

Laminação de Impressão Digital

No processo de impressão Offset Digital, os resultados obtidos nos testes feitos com aplicação de filmes Bopp Prolam® pelo processo de termo laminação são idênticos aos produzidos no processo Offset convencional.

As impressoras Offset Digitais HP Índigo não só utilizam tinta líquida na impressão como também transferem a tinta para o substrato de uma forma muito semelhante a do processo convencional. A tinta aplicada permite obter uma espessura sobre o substrato até 10 ou 15 vezes menor que a de uma partícula de toner, portanto permite ser aquecida e calandrada pelas termo laminadoras sem alterações de superfície da tinta aplicada.

Em testes realizados na empresa Lamimax Acabamentos com filmes Bopp fornecidos pela Prolam®, a impressão Offset digital mostrou-se perfeitamente adaptada para rece-ber não só o acabamento dos filmes de termo laminação, como também para a aplicação de verniz com UV localizado sobre os filmes.

Estes testes demonstraram uma perfeita adesão do filme a superfície dos substratos laminados, ressaltando a beleza dos impressos, possibilitando diferentes apresentações, bem como conferindo maior proteção a rasgos e riscos, além de ganho de espessura final.

Portanto, quando perguntado se é possível aplicar termo laminação nos impressos pro-duzidos digitalmente a resposta é: depende. Depende da tecnologia de impressão que os impressos foram produzidos.

Fonte: http://www.prolam.com.br/noticias-gerais/termo-laminacao-sobre-impressao-digital-e-possivel.html

Deixe um comentário